Temperaturas

 Estações do ano

 Neste post vamos falar sobre o clima, estações e temperaturas no Japão. Mas como o Japão é um país que tem temperaturas extremamente diferentes em suas regiões, o foco será Tokyo.
 O Japão é bastante conhecido por ter suas estações muito bem definidas. No verão faz um calor insuportável, e no inverno o frio é de bater o queixo. Mas nada que um bom protetor solar e roupas de inverno adequadas não possam resolver .


 Inverno

 No Japão, ao contrário do Brasil, de dezembro a março é inverno. E quanto mais ao norte do país, mais baixa é a temperatura. Em Tokyo a temperatura no começo do mês de dezembro já está baixa, e durante o mês as mínimas variam entre 3 e 7 graus celsius na média, e máximas variam de 10 a 13 graus. Quanto mais se aproxima o final do mês, mais frio fica.

 Janeiro já está bem frio. A temperatura cai ainda mais em relação ao mês de dezembro, e as mínimas variam entre 2 e 4 graus celsius, e as máximas entre 8 e 9 graus. Tokyo é uma cidade que não costuma nevar, mas não são tão raros os dias que podemos ver neve na cidade durante o inverno.

 Fevereiro por ainda ser um mês de inverno, faz frio, claro! Mas a estação começa a perder força e a temperatura volta a subir, ainda que lentamente. As temperaturas mínimas variam entre 3 e 4 graus celsius, e as máximas entre 9 e 13 graus.


Estação de Harajuku, na área de Tokyo com neve

Área de Tokyo enfrentando um pouco de neve

Castelo da Tokyo Disneyland sob chuva de neve


 Primavera

 Março é o mês que se inicia a primavera. O frio já diminui em relação a fevereiro, e tem dias que a temperatura pode passar de 20 graus. As temperaturas já estão em elevação mais perceptível, e o frio já não é tão intenso, as mínimas costumam variar entre 5 e 10 graus, e as máximas entre 11 e 17 graus.

 Abril é um mês muito recomendado para visitar o Japão. Além da temperatura estar muito mais agradável, começa a florescer o sakura, flor de cerejeira, uma das maiores atrações no país.
 Infelizmente a flor de cerejeira dura poucos dias, pois se chover forte elas não resistem e caem, por serem muito frágeis. Os parques ficam lotados de japoneses e turistas estrangeiros que fazem questão de contemplar o florescer do sakura. As temperaturas mínimas variam entre 10 e 13 graus, e as máximas entre 15 e 23 graus.

 Maio já pode ser considerado um mês relativamente quente, para o Japão, pois a temperatura pode chegar a 30 graus celsius. O histórico de mínimas varia, em média, de 13 a 18 graus, e o de máximas entre 20 e 25 graus. Mas não são raros os dias em que o termômetro atinge os 28 ou 29 graus.


Dizem que da sorte comer sob a árvore de sakura

Visitantes contemplando o sakura

A famosa flor de sakura


 Verão

 Junho tem uma temperatura semelhante à temperatura de boa parte do Brasil. Os termômetros já atingem os 31 graus, apesar das médias máximas históricas variarem entre 23 e 26 graus. E as mínimas variam entre 17 e 21 graus celsius.

 Julho é um mês bem quente. E para quem não gosta muito de lugar quente, não recomendo a viagem para este período. Os termômetros podem alcançar os 36 graus e a mínima pode chegar aos 25 graus. Oficialmente, em média, as mínimas ficam entre 21 e 24 graus. E as máximas entre 27 e 29 graus.

 Agosto pode ser considerado o ápice do verão, quando os termômetros alcançam a marca de 38 graus, e a sensação térmica facilmente passa dos 40. É um mês muito complicado para quem não está muito acostumado com o calor. As altas temperaturas lembram o clima do Rio de Janeiro no verão.


Parque Yoyogi, em Tokyo, no verão

Piscinas públicas lotam no verão japonês

O programa preferido da maioria dos japoneses no verão


 Outono

 Setembro começa um pouco quente com a temperatura beirando os 30 graus celsius, mas vai amenizando ao longo do mês. A última semana de setembro costuma ser mais fresquinha, e o outono já mostra sinais de que chegou. Temperaturas variando entre 18 e 22 graus de mínimas, e entre 23 e 28 graus de máximas.

 Outubro, assim como final de abril e o começo de maio, tem uma temperatura bem agradável. O calor já não incomoda, e o frio também não é um problema. As mínimas variam entre 12 e 18 graus, enquanto as máximas variam entre 18 e 25 graus celsius.

 Novembro é um mês que o inverno já começa a querer aparecer. Para quem não é muito resistente ao frio pode ser um problema, pois as mínimas costumam variar entre 7 e 12 graus, e as máximas de 13 a 18 graus.

 Dezembro, como já citado no início desta aba, tem temperatura declinando ainda mais, com mínimas variando entre 3 e 7 graus celsius, e máximas entre 10 a 13 graus. Quanto mais se aproxima o final do mês, mais frio fica, pois já é o começo do inverno.

Parque Yoyogi, em Tokyo, no outono

 A natureza mostrando o outono japonês

Folhas derrubadas pelo outono japonês

7 comentários:

  1. Chove muito na primeira quinzena de julho em Tokyo? Quero muito ir nesta data mas tô com receio de pegar muita chuva porque quero ir nos parques da Disney e com chuva não da pra aproveitar né?!
    Amei seu site ❤️

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho visitar o Japao irei no proximo ano.

    ResponderExcluir
  3. Aaaaa, quero muito ir no japão, talvez eu vá no inverno, não sei se é uma boa sacada

    ResponderExcluir
  4. Adimiro muito o japao nunca fui mas se deus me de oportunidade de conhecer um dia irei,respeito muito suas tradiçoes e seus projeto de vida e um pais muito respeitado,queria poder ir a trabalho quem sabe parabens japao.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Hospedagens e valores podem variar muito, de acordo com cada orçamento, locais que o passageiro pretende visitar, entre outras coisas. Trabalhamos com consultoria de viagens também, pois desta forma podemos entender a real necessidade do cliente para indicarmos tudo sob medida. Qualquer dúvida é só enviar um e-mail para julio@japaocustomizado.com.br.

    ResponderExcluir