Transportes

 Falar sobre meios de transporte do Japão é falar, inevitavelmente, em transporte público de qualidade. Os mais utilizados são trem, bicicleta, metrô e ônibus. Táxis são usados, mas muito pouco se comparado aos outros. Os japoneses são extremamente habituados com o transporte público, e costumam ir de suas casas à estação de trem de bicicleta ou de ônibus.
 A pontualidade é uma das coisas que nos surpreende, tanto nas linhas de trem e metrô quanto nas linhas de ônibus.


 Shinkansen (Trem bala)

 É impossível pensar em Japão e não pensar em trem bala. Quase todas as pessoas que me falam que têm vontade de conhecer o Japão citam o trem bala como uma das passagens obrigatórias.
 Dependendo do modelo do trem, o shinkansen pode atingir a velocidade de 300 km/h. É uma experiência que vale muito a pena.

Vários modelos de trem bala

Trem bala com design futurista



 Trem e metrô

 O Japão é um país que tem uma malha ferroviária incrível, que atende a praticamente todo o país. Com tempo, e dinheiro, é possível conhecer o país inteirinho apenas usando o transporte ferroviário.

 Apenas na região metropolitana de Tokyo, existem mais de 30 linhas de trem. Isso sem contar as várias linhas de metrô que circulam no miolo de Tokyo.

 A tarifa não é única, como na maioria das cidades aqui no Brasil. O valor varia de acordo com a distância a ser percorrida.


Mapa das linhas de trem da região metropolitana de Tokyo


Mapa das linhas de metrô da região de Tokyo



 Ônibus

 A maioria dos ônibus no Japão circula apenas dentro das cidade, tendo (quase) sempre como ponto de partida, e de retorno, a estação de trem. Vale ressaltar que as cidades do Japão não são grandes como estamos acostumados a ver aqui no Brasil. Por ser um país pequeno, a maioria de suas cidades também são pequenas, podendo até mesmo ser comparadas com alguns bairros brasileiros.                                                                                                                                                                                     
Exemplo de ônibus no Japão



 Táxi

 Táxi no Japão é uma experiência que vale a pena ter. Os carros são espaçosos, a porta abre sozinha logo que o táxi para em frente ao passageiro, e também fecha sozinha após o passageiro estar bem acomodado. Não é barato, mas ajuda muito, principalmente se está chovendo ou se o ônibus ainda vai demorar muito para sair do ponto e você está com pressa para chegar em algum lugar não muito longe dali. Falo isso porque o serviço não custa muito barato. A bandeirada custa aproximadamente US$6,00 mais uns US$2,00 por km rodado.

Táxi do Japão
                                                                                                                                                                                

Um comentário:

  1. Cara! Me amarrei no seu blog!!! Muito bom mesmo! Isso informará muitas pessoas, elas realmente têm de saber sobre o Japão! Faz parte da vida. Keep on keeping on!

    ResponderExcluir